1. Painel Sociedade: Perspectiva de lutas e mobilização no Brasil e no mundo
Perfil 1. Análise de conjuntura internacional - intelectual que faca uma análise política sobre o estágio atual do capitalismo. Conjuntura econômica, as táticas do neoliberalismo para intensificar a exploração do trabalhador, perda de direitos e terceirizações. Focos de resistência: América Latina, Oriente Médio, etc.
Proposta de nomes: Ricardo Antunes, Carlos Schimidt (Professor de Economia da UFRGS, NEA (Núcleo de Economia Alternativa).
Perfil 2. Análise de conjuntura nacional - resistência ao neoliberalismo no país, a importância de manter uma agenda de luta dos movimentos sociais.
Proposta de nomes: Zé Campos (Sindisprev-RS/ Intersindical), Ana Miragem (bancária, ex-presidente Sindicato dos Bancários-RS/ Conlutas);
Perfil 3. Análise de conjuntura nacional - a importância de um projeto de desenvolvimento nacional para os movimentos sociais.
Proposta de nomes: Celso Woyciechowski (presidente da CUT/RS), Jussara Dutra (ex-presidente CPERS Sindicato/ CUT);
Perfil 4. Análise de conjuntura nacional - a importância da luta social no campo e as novas perspectivas de enfrentamento à política neoliberal de reversão colonial. Os conflitos agrários e a monocultura no país (etanol, soja, etc.).
Proposta de nomes: Nina do MST-RS, Cedenir do MST-RS.
Seminário Nacional dos Estudantes de
Comunicação Social
Universidade e a democratização dos meios de comunicação
Porto Alegre: 2 a 8 de setembro
Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação - Enecos
[email]