O Seminário Nacional da Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação) irá ocorrer entre 22 e 28 de julho de 2007, em Porto Alegre, em substituição ao Encontro Nacional, o Enecom.
Fazemos uma análise da conjuntura da Enecos que nos leva a propor que não seja realizado o tradicional Enecom, mas sim esse seminário, de caráter reduzido. É nítido que tem havido um esvaziamento dos espaços da Enecos, e cada vez menos entidades de base constroem e têm referência na Executiva.
Logo, urge a Executiva se debruçar sobre um processo intensificado de reaproximação com as entidades de base e formação da militância que hoje chega a essas entidades. É preciso que desde cedo se leve adiante as pautas e debates nacionais que o Mecom (movimento estudantil de comunicação) tem procurado tocar. É preciso que a nova militância perceba a concretização das lutas no seu cotidiano.
Atuamos com uma concepção de movimento estudantil democrática e radical, em defesa da universidade pública, de qualidade e ao acesso de todos; contra a mercantilização do ensino superior; por uma estrutura dos meios de comunicação democrática; contra a apropriação da mão-de-obra e a exploração do ser humano.
Vamos ao seminário para, juntos, tentar refletir e mudar a realidade da executiva e, para além da nossa realidade.
E pensar muito além do padrão global. A universidade e a democratização dos meios de comunicação.
Seminário Nacional dos Estudantes de
Comunicação Social
Universidade e a democratização dos meios de comunicação
Porto Alegre: 2 a 8 de setembro
Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação - Enecos
[email]